top of page

Memorial

Conheça um pouco mais sobre o processo criativo da Campanha Comtato

SOBRE

A Campanha Comtato foi concebida na disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, tendo como foco a acessibilidade no campo da comunicação.

Ananda Karen Leal

"Realizar a Campanha abriu meus olhos pra algo que é tão importante, mas passava despercebido por mim. Nunca tinha parado pra pensar em acessibilidade na comunicação. Desde o planejamento eu já sentia que seria algo muito sério, que precisaria de muito cuidado e amor. Fiquei muito feliz durante todo o processo, por ter encontrado as pessoas certas, ter feito pessoas refletirem através das redes sociais e por propagarem nossa ideia, seja boca a boca ou nos seus perfis. Apesar de todos os desafios que enfrentamos para tornar a comunicação da nossa campanha o mais acessível possível, atentar para nomenclaturas, apresentar propostas visualmente bonitas, hoje tenho um sentimento de gratidão. Gratidão por poder ter participado, ter sido tocada e ter entrado em contato com tanta gente bacana. Espero que nossa Campanha transponha os muros da Universidade e alcance muito mais pessoas dispostas a realizar uma comunicação acessível a todos."

"Sem dúvidas, a Campanha Comtato foi uma experiência única durante a minha graduação e que eu vou levar para a vida toda. Conheci pessoas fantásticas, escutei histórias incríveis e refleti muito sobre o tema acessibilidade e comunicação. A comunicação inclusiva é um direito de todos! Então, é fundamental que os comunicadores e futuros profissionais em formação estejam atentos para essas questões e produzam conteúdos acessíveis para todos. Convido quem não assistiu aos vídeos da nossa campanha para conferir todas as dicas que as pessoas com deficiência visual e auditiva pontuaram, com o objetivo de tornar esse campo mais inclusivo. Agradeço a todos os convidados pela oportunidade de desenvolver essa campanha e pela disponibilidade, especialmente para a nossa professora, Glícia Pontes, que nos deu o apoio necessário para conseguirmos elaborar um trabalho tão importante."

Ana Carolina Morales
Antônio Leonardo Fernandes

"Eu com toda convicção posso dizer que a campanha Comtato foi um dos trabalhos que mais gostei de desenvolver até hoje. Com ele eu pude utilizar todos os meus conhecimentos que adquiri ao longo da minha vida acadêmica para produzir algo que de fato teve uma divulgação pública e que assumiu um tema de impacto social, bem além das questões mercadológicas para as quais nós publicitários somos preparados. Trabalhar com Acessibilidade na Comunicação foi, a primeiro momento, bastante desafiador pelo fato de que esta é uma temática inovadora e que não possui grandes discussões na área. Porém, ao longo do desenvolvimento da campanha, apesar das dificuldades que um trabalho de grande nos traz, fomos pegando mais gosto pela nossa proposta e ao entrarmos em contato com os deficientes e seus depoimentos só reafirmamos ainda mais nosso desejo de colaborar na construção de uma Comunicação mais justa e que possa alcançar a todos sem qualquer distinção. Espero profundamente que os comunicadores, futuros comunicadores e a sociedade em geral consigam se sensibilizar com nossa temática, possam refletir a respeito da mesma."

"Mais do que apenas uma campanha para a disciplina de Laboratório, a Comtato veio como um alerta para que possamos admitir que a Comunicação não é acessível e a partir dessa consciência, causar discussões e materiais que demonstrem que isso é possível. Durante todo esse processo, cresci pessoal e profissionalmente, aumentando meu sentimento de empatia ao conversar e estudar sobre e com pessoas com deficiência e aprendendo métodos e ferramentas com meus colegas de equipe. Fazer parte da Comtato foi, é e sempre será engrandecedor."

Isabela Horácio

Assista ao depoimento da equipe sobre o desenvolvimento da Campanha Comtato!

"Acessibilidade é o tema que me traz reflexões desde o meu primeiro ano de graduação. Foi extremamente engrandecedor poder trabalhar com o tema no trabalho de laboratório. Acredito que desde o início do trabalho, da pesquisa a veiculação da campanha, aprendi que inclusão é um fator importante para a evolução de uma sociedade mais justa. Todos nós fazemos parte de um todo o compondo com nossas diferenças e a comunicação é um dos principais fatores que podem nos fazer compreender melhor como podemos conviver no cotidiano real e no virtual."

Joyce Rocha

"Trabalhar com a Comtato foi uma experiência transformadora para mim, tanto na área profissional quanto pessoal. Pensar que em pleno 2018 a comunicação não é tão acessível para uma parcela grande da população que são as pessoas com algum tipo de deficiência é preocupante. Pequenas ações, recursos simples já são capazes de transformar a experiência dessas pessoas, que são incríveis, e merecem e devem ser escutadas e lembradas. Cada entrevista, cada contato foi um momento único que irei levar para sempre na hora da elaboração de uma campanha ou arte. Poder utilizar todo o conhecimento que adquiri no decorrer do curso de publicidade e aprender coisas novas com a Comtato me dava mais certeza que eu estava no lugar certo."

Marden Sales

"A campanha Comtato foi o ponto de culminância prático da minha graduação, onde pude vivenciar o que aprendi ao longo desses três ano na universidade, utilizando as técnicas de redação, criação, produção, atendimento, mídias sociais, entre muitas outras. O melhor do trabalho foi aprender tantas coisas que eu tinha dúvidas sobre o assunto e muitas outras coisas mais, pois existe todo um universo de informações e realidades que são negligenciadas pela sociedade enquanto que ela própria é - ou seja, nós todos somos - responsáveis por diminuir as barreiras para as pessoas com deficiência e incluí-las no nosso cotidiano. Pensar mais no assunto e convidar os comunicadores e sociedade em geral para fazer o mesmo já é um passo importante nessa caminhada de acesso ao direito pleno e de quebra de estigmas."

Wesley Bernardo
bottom of page