Secretaria de Acessibilidade UFC
Conheça mais sobre a atuação da Secretaria de Acessibilidade UFC - INCLUI que busca integrar pessoas cegas, surdas, cadeirantes e com outras limitações de mobilidade no dia a dia da instituição.
Há oito anos, a Universidade Federal do Ceará conta com um setor exclusivo para elaborar ações que visam a inclusão de estudantes com deficiência. É a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – que busca integrar pessoas cegas, surdas, cadeirantes e com outras limitações de mobilidade no dia a dia da instituição.
Nossa campanha foca em duas deficiências: auditiva e visual. Para essas duas existem um trabalho de suporte com tecnologias assistivas feito exclusivamente para atendê-los. Numa conversa com a Professora e Diretora da Secretaria, Vanda Magalhães Leitão, tomamos conhecimento dessas ações.
Para as pessoas surdas existe a tradução de português-libras e libras-português, e a secretaria conta com 12 intérpretes que atuam em eventos, reuniões e aulas da Universidade, a fim de garantir que o aluno possa ter acesso às informações, conteúdos e materiais. Para as pessoas cegas, a secretaria possui um programa que faz a adequação de computadores em laboratórios ou setores de trabalho da UFC para possibilitar que sejam acessados por elas, além de edições e digitalizações de materiais didáticos, impressão em braille em diversos formatos e inclusão de janelas de libras nos vídeos da UFCTV.
Hoje a UFC conta com quase 300 alunos com deficiência em todos os campi e em diversos cursos. Depois da criação da lei de cotas, a demanda por acessibilidade tem aumentado e por isso a Secretaria está instituindo um agente de inclusão em cada unidade acadêmica para fazer a ponte entre o aluno e a mesma, para que eles possam permanecer no curso e ter uma formação de qualidade.